Após ser vice na última temporada perdendo para o poderoso Boston Celtics, o time de Los Angeles vence o Orlando Magic e conquista seu 15º título do maior campeonato de basquete do mundo. O time comandado por Phil Jackson derrotou facilmente o Orlando no quinto jogo fechando a série por 4 a 1.
Orlando chegou à final eliminando dois fortes candidatos ao título do lado leste, Boston Celtics e Cleveland Cavaliers, e procurava destronar outro favorito nas finais. Orlando mostrou durante todos os playoffs um excelente aproveitamento de arremessos de 3 pontos e uma participação decisiva do pivô Dwight Howard na defesa e no ataque. O Cavaliers do astro Lebron James, por exemplo, foi superado graças aos arremessos de Rashard Lewis e Hedo Turkoglu de longa distancia.
Porém, nas finais da NBA, estas armas não funcionaram. O aproveitamento de 3 pontos caiu drasticamente devido a forte marcação do adversário e, talvez, a inexperiência em finais. Dwight Howard, que continuou sendo efetivo na defesa com um número impressionante de rebotes e tocos, contribuiu muito pouco no ataque. Orlando ganhou apenas um jogo em casa e não conseguiu fechar outras duas partidas que foram para a prorrogação.
O Los Angeles Lakers, por outro lado, estava focado em se redimir da derrota do ano passado. Kobe Bryant foi um líder exemplar em quadra e mostrou porque é o melhor jogador do mundo e o melhor depois da lenda Michael Jordan. Ele conquistou o prêmio de MVP da finais de forma merecida. Além de ser um cestinha fantástico, pontuando de todas as maneiras e todos os cantos (32.4 pontos por jogo), Kobe armou muito bem o time com assistências decisivas (7.4 assistências por jogos). O time de Los Angeles também soube defender muito bem, anulando Howard e companhia, com tocos e rebotes de Pau Gasol e roubadas de bola de Trevor Ariza. Derek Fisher foi determinante no quarto jogo com dois arremessos de três no fim do jogo e Odom também foi uma peça fundamental vindo do banco.
Portanto, os Lakers mostraram ser o time mais completo e experiente ganhando o campeonato de forma justa. Phil Jackson, melhor técnico de todos os tempos com dez títulos, e seus comandados conquistaram o quarto título em dez anos e vão buscar mais um ano que vem. Já Orlando Magic, que chegou mais longe do que o esperado, deve vir ainda mais forte na próxima temporada, pois já terão a experiência das finais.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário