quinta-feira, 13 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo B

Grupo B - Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia

O Grupo B é mais um dos muitos grupos de extremo equilíbrio na primeira Copa em solo africano, embora seja um pouco mais nivelado por baixo.
Encabeçando o grupo, vem uma Argentina que tem colecionado más atuaçoes e maus resultados, sob o comando de um aparentemente confuso e fora de seu habitat natural no banco, Diego Armando Maradona. O time-base que apresentarei a voces muito provavelmente nao será o time que verão na Africa, até porque, depois de dois anos de trabalho, Maradona ainda nao parece ter uma base montada.

Time-Base: Sergio Romero; Clemente Rodriguez, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Veron, Bolatti, Jonas Gutierrez e Messi; Gonzalo Higuain(Diego Milito).

O time nao é fraco, obviamente tem jogadores de grande qualidade. Mas com a falta do estabelecimento de um padrão tático por Maradona, o time depende da inteligência e visão de Veron no meio de campo, que já não é mais menino, apesar de ter uma qualidade, especialmente no passe, indiscutível. A zaga é fraca, embora Walter Samuel tenha feito provavelmente a melhor temporada de sua carreira ao lado de Lúcio em uma segura e vitoriosa zaga da Inter de Milão, Demichelis não inspira confiança, assim como o desgastado Heinze e o fraquíssimo Clemente Rodriguez na direita. Se a defesa deixa a deseja, o time cresce do meio pra frente. Com o já mencionado Veron, o implacável Mascherano, o inteligente Bolatti(hoje na Fiorentina, ex-Huracan) e o taticamente perfeita Gutierrez, o meio de campo forma uma base para Messi atuar com total liberdade, criando, driblando, chutando, e servindo a referencia, seja ele o batalhador Gonzalo Higuain ou o matador Diego Milito.

Aposta: Primeira do grupo.

A Nigéria chega como a quarta força africana para o mundial. Com jogadores mais experientes, tem características diferentes de seus conterrâneos, que jogam na base da velocidade e individualidade, as Águias jogam com um 4-4-2 fechado, com praticamente 4 volantes no meio, utilizando se de passes curtos e lançamentos para penetrar as defesas adversárias.

Time-Base: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo; Etuhu, Yussuf, Obi Mikel e Odemwingue; Obafemi Martins e Yakubu

A defesa é solida, especialmente no jogo área, já que conta com 4 jogadores grandes e fortes, além de um seguro Enyeama no gol. Pela esquerda vem possivelmente a maior ameaça ofensiva da Nigéria, com o lateral Taye Taiwo. Chamado de Roberto Carlos nigeriano por conta da potencia de seu chute, tem uma resistência física que poucos têm, além de velocidade e certa habilidade. Geralmente, ele aposta corrida com os adversários até o fundo, e ganha graças a seu porte físico anormal, e cruza para o segundo poste. A melhor maneira de segurar Taiwo é colocar um jogador para explorar a ala direita, pois ele não é um jogador taticamente inteligente ou ousado, então acaba ficando preso na marcação, mesmo que não seja necessário. Os volantes são fortes e rápidos, mas de passe ruim e muita pouca criatividade, que acaba caindo toda nos pés de John Obi Mikel, que não é um armador de oficio. Assim, o time fica limitado a lançamentos longos para a velocidade de Oba Oba Martins, que ficou muito famoso por ser o jogador mais rápido do Winning Eleven 9, por isso muito útil no jogo de videogame.

Aposta: Segundo no grupo.

Sinceramente, eu não faço idéia do time base da Coréia do Sul. Os nomes são muito similares, e me confundem. Contudo, eu sei que essa Coréia vem bastante enfraquecida em relação as copas de 2006 e 2002, onde ficou em quarto lugar. Além de não ter o apoio da torcida, também não terá o eficiente apoio pela esquerda de Lee Young-Pyo, longe de seus tempos áureos nos campos. O goleiro será o mesmo, o experiente(37 anos) Lee Won-Jae, que sempre foi seguro, mas nunca fez defesas de um grau de dificuldade mais elevada. Mais uma vez, a Coréia do Sul dependerá de seu volante/armador Park Ji-Sung, parte da rotação titular do Manchester United. Park não é um jogador de extrema qualidade ou categoria, mas da um equilíbrio a qualquer time em que atuar. Esperem uma Coréia do Sul tentando manter o controle da posse de bola e marcando ora meia-pressão, ora fechada atrás do meio de campo.

Aposta: Quarta no grupo

O time da Grécia vem treinado por um conhecedor de copas, o mesmo técnico que levou Trinidad & Tobago a copa de 2006, Otto Rehaggel. Retranqueiro por natureza, não esperem uma Grécia jogando no ataque, mas sim se defendendo e apostando em seus volantes.
Time-Base: Tzorvas; Sokratis, Kyrgiakos e Moras; Seitaridis, Katsouranis, Karagounis e Basinas; Gekas, Salpingidis e Samaras
Sokratis e Kyrgiakos promovem certa segurança na defesa, mas todos os três zagueiros são um tanto quanto perdidos e sem um bom posicionamento. O time pode rapidamente se converter em um 4-4-2, onde Seitaridis vai para a lateral direita e Gekas faz um falso apoiador. Mesmo com a experiência e bons lançamentos de Katsouranis e Karagounis, o time da Grécia não deve fazer muita coisa no mundial, apesar de ter uma grande promessa no banco, Sotirios Ninis, de 19 anos.

Aposta: Terceiro no grupo.

3 comentários:

  1. Isso mermo passa Argentina e nigeria facil.. nao esquece do banco poderoso que Argentina tem: Di Maria, Tevez, Aguero!

    ResponderExcluir
  2. é verdade. Porém, também nao podemos esquecer que Maradona nao convocou provavelmente o volante argentino em melhor momento, Esteban Cambiasso.

    ResponderExcluir
  3. E não podemos esquecer a Grécia, que já surpreendeu na eurocopa com seu estilo a la Joel Santana de jogar que pode ser bastante eficiente caso abra o placar de qualquer partida. Pois tem uma defesa bastante sólida. E a Coréia do Sul também já surpreendeu anteriormente e hoje é a melhor seleção asiática. Argentina e Nigéria claramente tem melhores equipes, mas qualquer tipo de escorregão pode lhes custar uma vaga.

    ResponderExcluir